sábado, 20 de novembro de 2010

TALENTO

Talento precoce ou antes mais talento que a maioria!

Não vou desenvolver muito os conhecimentos sobre talento precoce mas através da pesquisa anotei alguns que são bastante curiosos.
    Iniciação desportiva é o período em que a criança inicia a prática regular e orientada de uma ou mais modalidades desportivas, sendo que o objectivo imediato é dar continuidade ao seu desenvolvimento de forma integral, não implicando em competições regulares. Pode-se entender que a iniciação desportiva é o período em que a criança começa a aprender, de forma específica e planejada, a prática desportiva. Contudo, é necessário que se conheçam e respeitem suas características para que ela não seja transformada em um mini adulto (RAMOS e NEVES, 2008).
    Já a especialização precoce é o termo utilizado para expressar o processo pelo qual crianças tornam-se especializadas em um determinado desporto mais cedo do que a idade apropriada para tal (RAMOS e NEVES, 2008).
Com efeito, sabe-se que a especialização desportiva precoce encontra respaldo significativo em professores, pais e dirigentes desportivos que, observando um grande potencial na criança, preocupam-se em demasia com a elevação do seu rendimento e incentivam a obtenção de títulos e recordes com o objectivo explícito de adquirir resultados em curto prazo na modalidade. Assim, pode-se dizer que o desporto na infância é um fenómeno muito complexo, que não pode ser reduzido a um pensamento simplista, como a tradicional selecção desportiva e a tradicional eleição de um modelo ideal de atleta (RAMOS e NEVES, 2008).
Em uma conversa com um dos professores dos meus cursos de treinador, falava-mos sobre o meu projecto de trabalho para a formação, quando abordamos o tema do talento acima da média.
O professor achava que os atletas com mais talento deveriam passar de imediato para o escalão acima, eu disse que tinha uma opinião um pouco diferente, pois achava que eles deveriam continuar no seu escalão e periodicamente participarem em treinos e jogos do escalão acima do seu.
Como referi no meu trabalho para a formação, os atletas tem de fazer um trabalho adequado a cada escalão.
Pois se pensarmos em mudar os atletas para um escalão superior, o que irá acontecer é que se esses atletas avançarem como irão desenvolver esse trabalho?
A pedagogia do rendimento orienta-se pelo processo em que as crianças são submetidas a treinos e competições exacerbadas antes da idade adequada para tal, assim despreza-se a riqueza das práticas lúdicas em nome da preparação de futuros atletas (RAMOS e NEVES, 2008).

É bom para o atleta que ele sinta as suas capacidades, pois no seu escalão tem a oportunidade de as avaliar jogando com jovens da sua idade. O treinador não deve esquecer quais os princípios de trabalho para a sua evolução, assim como o grupo de trabalho poderá beneficiar da participação de um colega, que lhes possa transmitir confiança assim como ajuda no processo de treino e melhoria colectiva.
As idas periódicas ao escalão acima do seu, deve ser concertado para que a sua integração possa acontecer de forma positiva e evolutiva.
Existem alguns clubes que utilizam na sua organização de trabalho na formação, um processo que julgo ser o mais adequado. Os treinadores do escalão inferior são colaboradores ou adjuntos do escalão acima do deles.
Exemplo: o treinador dos iniciados ser adjunto do treinador do escalão dos juvenis.
Com isto pode haver um acompanhamento dos seus atletas, que periodicamente treinem no escalão acima do deles. Também ficam identificados com o trabalho que esta a ser feito e as dificuldades encontradas pelos seus atletas, pois o trabalho dos atletas passa a ter um grau de dificuldade maior.
"O bom treinador é aquele que prescinde dos resultados competitivos sob a necessidade de trabalhar e formar os seus atletas com a finalidade de vir a colher todos esses frutos anos mais tarde"

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