terça-feira, 28 de setembro de 2010

DEBATE

Novos quadros competitivos para a Formação

Depois do debate que despoletei aqui no Futsal Aveiro, era minha obrigação vir agora parabenizar a A.F. Aveiro pelas alterações propostas para os quadros competitivos dos escalões de Formação, em especial para os escalões de Juvenis e Juniores. Os dados que tínhamos da planificação da época levavam a tirar conclusões desajustadas, é verdade, mas fica aqui a minha "redenção". O formato pode ainda não ser perfeito nem ser do agrado de todos, mas 2010/2011 serve de época experimental e esta alteração será sempre um primeiro passo para a reformulação dos quadros competitivos da nossa Associação.

O novo quadro trará maior competitividade às zonas Norte e Sul, o campeão será definido numa final a duas mãos e depois haverá uma Taça de Encerramento/Prova Suplementar para os restantes clubes poderem continuar em competição. Tudo muito bem e estamos seguramente na presença de um formato de competição com vantagens relativamente ao anterior - talvez uma "final-four" entre Norte e Sul fosse também interessante.

O meu único reparo está, como disse no texto anterior, na designação da prova suplementar, que poderia muito bem designar-se por Taça Distrito de Aveiro - Juvenis/Juniores/Infantis. Teria um nome mais chamativo e tornar-se-ia mais apelativa para todos, até porque já diz a gíria que "Taça é Taça". Caso contrário, a prova pode tornar-se desinteressante a partir de certa altura e servir apenas para as equipas prepararem a época seguinte.

A minha ideia (e com que outros concordam) seria a seguinte: o campeão distrital vai, com toda a justiça, prosseguir a sua caminhada e representar o distrito na Taça Nacional, enquanto os restantes clubes disputam a Taça do Distrito, para achar um vencedor da Taça. No final, haveria um vencedor do Campeonato e um vencedor da Taça, ambos com direito a receberem faixas e um troféu. Acho, sinceramente, que não há nada de descabido nesta ideia. Vou, como representante do Futsal Aveiro e com o contributo de quem me quiser ajudar, tentar fazer chegar esta proposta à A.F.A. ainda esta semana: designar a Taça de Encerramento por Taça Distrital ou Taça Distrito de Aveiro.

Texto: João Tiago (Gafanha, Juvenis)

Sem comentários: